23/10/12

MINISTRO DEVE EXPLICAR FALTA DE ELETRICIDADE


 ESTÁ CONVOCADO PARA EXPLICAR AS VERDADEIRAS CAUSAS E SOLUÇÕES ...
Abel Chivukuvuku (presidente da CASA-CE); André Mendes de Carvalho (presidente do GP); Anatilde Campos (VC da CASA-CE)
A CASA-CE, decidiu convocar o ministro da Energia e Águas para que este explique aos angolanos sobre as verdadeiras razões que levaram ao colapso do fornecimento de energia e água em Luanda particularmente.
O Grupo Parlamentar fez chegar uma carta ao presidente da Assembleia Nacional, cabendo o órgão proceder a de marches no sentido de fazer chegar o titular da pasta.
Quero informar a esta augusta Assembleia, que esta manhã depositei, em nome do Grupo Parlamentar da CASA-CE, no gabinete ... um requerimento de interpelação o ministro da Energia e Águas, com vista a que nos esclareça sobre as verdadeiras razões da crise de falta de água e energia eletrica, um pouco por todo pais, em especial na cidade de Luanda, mormente na sua periferia, e que soluções apresenta para a solução da crise...” disse André Mendes de Carvalho presidente do GP.
A crise energética agravou-se logo a seguir as eleições, com o Executivo a tentar explicar  sem convencer, as supostas razões que estão por detrás do problema.
Na falta dum pronunciamento oficial, cresce as especulações sobre as eventuais razões, incluindo a possibilidade do desvio das águas do rio Kwanza, com o fim de nele ser explorado diamante!
A água é um recurso vital, cuja produção deve merecer prioridade...precisamos entender, para ajudar a resolver o problema, o porquê dessa falta gritante de água e energia eletrica, nas comunidades, 10 anos após o fim da guerra?” disse
Por outro lado, o responsável da CASA-CE, voltou a tecer críticas ao presidente da República, por se ter esquivado  discursar na Assembleia Nacional, como manda a Constituição. Referindo a Eduardo dos Santos, disse o almirante, ao não dirigir a palavra aos soberanos, esvaziou a solenidade que deveria revestir a cerimónia de abertura da I Sessão Legislativa da III Legislatura.

0 comentários: