28/11/13

A Tentativa de "Matar" o Morto

Helicopetro da polícia. Na parte externa estão dois homens com armas apontadas...

A policia de intervenção rápida PIR, voltou a implicar-se com o povo quando tentou interromper o cortejo fúnebre de Manuel  Ganga que seguia pacificamente, rumo ao cemitério da Santa Ana.
Carro transportando os restos mortais...
Carros com canhões acoplados...
Familiares, amigos, dirigentes da CASA-CE e milhares de solidários que partiram do edifício dos Bombeiros onde na noite anterior tinha havido  o velório, assim como a  urna, foram impedidos de prosseguir marcha quando tinham completados mais  quilómetro de distancia.











 

Nas imediações do centro comercial Jumbo onde a polícia desembarcou na sua máxima força,  com armas de fogo, carros de assalto equipados com canhões de água, disparou granadas de gás lacrimogéneo, na sua primeira violenta  abordagem,  para dispersar a moldura humana que seguia para a última morada do jovem Ganga.

Depois da tensão que se gerou, a polícia tentou a concertação com os dirigentes da coligação o que  não surtiu efeitos, tal foi o modo de intervenção inicial. O impasse prolongou-se por  horas, agravando o “sofrimento” do morto, das pessoassujeitas ao gás e a poeira provocada, assim como inocentes transeuntes.
Mesmo assim, nem a presença da polícia armada, nem os helicópteros que sobrevoaram a baixa altitude, a poeira  propositadamente causada pelas pás das hélices, nem o ambiente de guerra  que causaram as armas apontadas do a partir do espaço demoveram a população do cortejo.
Uma vez mais, nesta quarta-feira 27 de Novembro, a  polícia, visivelmente nas suas  ordens militares, voltou a prestar  um  péssimo serviço á sociedade.
Chivukuvuku, presidente da CASA-CE, no centro.
Talvez fosse mais uma tentativa de  “matar” o morto...






0 comentários: