07/09/12

CASA-CE QUER VERDADE ELEITORAL


SOLICITOU DA CNE A COMPARAÇÃO DAS ACTAS


Pormenor da sala durante a comunicação d'hoje dia 7 de Setembro 12
De um modo geral a coligação já se debruçou sobre o acto eleitoral realizado no passado dia 31, disse hoje Abel Chivukuvuku presidente da coligação.
Adiantou que em pronunciamentos anteriores, felicitamos os angolanos pela forma ordeira como se dirigiram as urnas.
O problema pôs-se no apuramento dos resultados.

A  CASA-CE tem estado envolvida no estudo das actas sínteses recolhidas,  tendo detectado indícios de discrepâncias consideráveis entre os resultados das actas recolhidas pelos agentes fiscais e os resultados provisórios da CNE.
Sobre este assunto, o responsável detalhou os seguinte:

1)Temos informações credíveis, de poder ter havido nas salas de escrutínio dos Gabinetes Municipais Eleitorais, acções de adulteração das Actas sínteses em determinadas circunscrições;

2)Indicadores credíveis de que entidades da empresa pública INATEL, tiveram conhecimento ou acompanharam a adulteração dessas actas sínteses de voto;

3)A INATEL é a empresa contratada pela CNE para o envio de dados;

A  CASA-CE solicitou o esclarecimento da situação, e quer que se proceda a  comparação das actas em sua posse com as actas em posse da CNE, o que deve ser feito,  não necessariamente no universo de todo país.

Estamos a espera que a CNE determine quando isto deve começar...
Também solicitamos da CNE, as actas das operações eleitorais das mesas onde não fomos autorizados estar presentes. Temos informações e queremos verificar as tendências, disse.
verdade
Uma vez terminado este trabalho, estaremos em condições de melhor aferir da lisura e transparência do acto de apuramento, rematou.

Abel Chivukuvuku, no uso da palavra ...
Abel Chivukuvuku citou o número 1 do artigo 18 da lei Orgânica das Eleições, para evocar o direito dos concorrentes, através dos seus mandatários, de assistir os actos de apuramento e escrutínio dos resultados.

A CASA-CE aguarda que a CNE nos comunique sobre a data exacta do início deste trabalho.

2 comentários:

Anónimo disse...

Diante destas incongruencias todas, a CASA-CE devera impugnar estas eleicoes visto que ja ha provas dos factos ate no club-k.Nos o povo nao estamos contente com a situacao, principalmente os jovens que votaram no CASA-CE com todo o entusiasmo.

Anónimo disse...

vamos embora a impuganação destas eleições fraudulentas. O povo está disposto a votar novamente. estamos confiantes de vamos vencer este regime corrupto.