05/07/12

CHIVUKUVUKU DE "KUPAPATA"

NO PORTO AMBOIM

Presidente da CASA-CE sendo transportado de  moto-taxi no Porto Amboim.  No Lobito já tinha sido brindado com este prazer ...  Que outros candidatos lhe sigam o exemplo de simplicidade, ao lugar de injustos julgamentos!
O “kupapata” é o táxi das áreas peri-urbanas. Apesar da sua presença também nos centros urbanos, ele, o taxi, predomina  as localidades distantes dos centros urbanos, onde os habitantes somente dispõem de rendimentos baixos.
Assim, andar de moto, pode ser mais barato! Mas não só isso, a actividade é geradora de economias, facilita a movimentação, promove os negócios e sustenta famílias.
Infelizmente, não é hoje uma actividade pacificamente reconhecida pelos governantes. Domina o sector informar.  Não entra na contabilidade Nacional dos serviços. O modelo de input output de Lentiof das autoridades  oficiais não lhe reconhece valor e através de várias formas que tem ensaiado, deixa sinais pretender liquidá-lo.
Ao aceitar ser transportado por um moto-taxista, o Presidente da CASA-CE pretendeu manifestar solidariedade por este grupo de trabalhadores informais com quem as estatísticas da economia angolana pouco contam.
No fundo Chivukuvuku foi dizer-lhes, que importa-se com eles.
Esta é uma imagem carregada de simbolismo.

1 comentários:

antonio c. moreira disse...

o novo OBAMA de Angola para AFRICA e o Mundo eata nascendo povo Angolano se preparem pq chegou a hora da realidade e da verdadeira DEMOCRACIA em Angola assim se faz a DEMOCRACIA cm homens certos e pessoas q qeren ver a sua partia assegurada e o seu povo bem tratado eo seu pais bem desenvolvodo assim esta aconvergencia de uma vova salvacoa em Angola sao nossos dieritos nossos interesses a revendicarmos povo Angolano em frente e o Caminho para todos nos paren de seren CEGOs,SURDOS e MUDOS para q todos nos nos levantamos todos nos revindicamos todos nossos direitos POVO,POLICIA de em todos ramos,FAPLA/FAA, ANTIGOS COMBATENTES de ANGOLA, OPERARIO,CAMPONESES,CIENTISTA,TECNICOS, DOCTORS,ORGANISMO de DIREITOS em ANGOLA, BASTA,CHEGA,POROU,de sofrer vamos todos nos levantar e gritar bem alto pq o pais e dos Angolanos mas nao de meia duzias de pesoas duvidosas q HITLERIZAO angola vamoa USAR as nossas conciencia e penssarmos todos juntos cmo podemos fzer e transformar este pais q e muito nosso e q os ESTRANGEIRO PREDOMINAN sem o nossos concentimento nao e admicivel este tipo de situacao em Angola por isso DECLARO GUERRA MORAL,GUERRA PSICOLOGICA,GUERRA de DIREITOS IGUAIS nao HAVERA mas GUERRA de ARMAS,GUERRA de DAPTOS de PESSOAS,GUERRA de MORTES,GUERRA de TRIBALISMO, GUERRA de COLONIALISMO, GUERRA de DISCRIMINACAO, GUERRA de ROUBO,GUERRA de CORRRUPCAO,NAO MAO NAO todos nos falemos nao mas a obuscuracao nao mas a ignorancia nao mas a escravidao chega chega qeremos o desenvolvimento do Angolano e depois de Angolapq sao Angolanos q desenvolve o seu proprio pais mas nao os estrangeiro q desenvolven os seus proprio bolsos, onde ja se viu um policia cm arma na mao e uma sombrinha guardando um estrangeiro afzer praia na ILHA de LUANDA e o policia de PE mas de 8 hora sem ganhar nada isto nao e admicivel em qalqer parte do Mundo por isso MUDANCA MUDANCA JA em AGOSTO 31 de2012 todos registado vao as URNAS VOTAR o PRESIDENTE de uma nova democracia da convergencia da salvacao para um pais livre ,justo e democratico Angolanos levantao-se ja chegou a Hora MUDANCA MUDANCA JA, manden a todos Angolanos do Mnudoa inteiro OBGDOS.