05/07/12

CHIVUKUVUKU DE "KUPAPATA"

NO PORTO AMBOIM

Presidente da CASA-CE sendo transportado de  moto-taxi no Porto Amboim.  No Lobito já tinha sido brindado com este prazer ...  Que outros candidatos lhe sigam o exemplo de simplicidade, ao lugar de injustos julgamentos!
O “kupapata” é o táxi das áreas peri-urbanas. Apesar da sua presença também nos centros urbanos, ele, o taxi, predomina  as localidades distantes dos centros urbanos, onde os habitantes somente dispõem de rendimentos baixos.
Assim, andar de moto, pode ser mais barato! Mas não só isso, a actividade é geradora de economias, facilita a movimentação, promove os negócios e sustenta famílias.
Infelizmente, não é hoje uma actividade pacificamente reconhecida pelos governantes. Domina o sector informar.  Não entra na contabilidade Nacional dos serviços. O modelo de input output de Lentiof das autoridades  oficiais não lhe reconhece valor e através de várias formas que tem ensaiado, deixa sinais pretender liquidá-lo.
Ao aceitar ser transportado por um moto-taxista, o Presidente da CASA-CE pretendeu manifestar solidariedade por este grupo de trabalhadores informais com quem as estatísticas da economia angolana pouco contam.
No fundo Chivukuvuku foi dizer-lhes, que importa-se com eles.
Esta é uma imagem carregada de simbolismo.

1 comentários: