21/07/14

Roubo de Mobutu Sesse Sekou, Superado em Angola


Comunicado 
A Direcção da CASA - CE vem tornar público a comunidade nacional e internacional o seguinte:
Sucedem-se os escândalos em Angola. A reputação internacional do nosso país, tal como a credibilidade das suas principais instituições, atingiu o seu ponto mais baixo de sempre.
Em todos os casos, verdadeiros paradigmas de um regime autocrático, estão envolvidos altos dignitários do regime, do partido que o suporta, o MPLA, e da clã presidencial.
O Presidente da República, igualmente chefe do Governo e Presidente do MPLA, ignora o seu dever, constitucionalmente consagrado, e não presta contas ao país, relegando a Assembleia Nacional para um papel marginal e decorativo.
Os angolanos continuam a ver o dinheiro do erário público ser esbanjado, sem que ninguém seja criminalmente responsabilizado.
Todos os dias o mundo conhece um novo escândalo, sempre tendo como beneficiários e infractores altos funcionários do MPLA e da família do Presidente Eduardo dos Santos.
Eis os casos preocupantes, merecedores de uma explicação aos deputados da Assembleia Nacional e aos angolanos:
a) Caso BESA. Empréstimos no valor de 5.700 milhões de dólares que não foram devolvidos. Com o título legal de empréstimos, o banco empresta tudo o que os líderes do MPLA querem e, depois, estes não pagam porque, afinal, o regime transforma essa dívida em oferta. Do ponto de vista da seriedade trata-se de um roubo, de um crime.
b) Caso BNA. Desvio de mais de 130 milhões de dólares do Banco Nacional de Angola. Uma organização criminosa efectuava transferências ilícitas para o exterior do país. Eram realizadas através da falsificação de documentos introduzidos irregularmente no gabinete do governador do Banco Nacional de Angola.
c) Fraude na compra a Espanha de equipamentos para a Polícia Nacional. 206 milhões de dólares. Acordo assinado em 2008 e previa a entrega ao país de veículos, uniformes, equipamento de comunicações e outro material não especificado. 47 milhões foram entregues às empresas, os restantes 159 milhões foram desviados a favor de familiares de funcionários angolanos do mais alto escalão.
d) Caso Santos Bikuku detido nos EUA, com mais de 6 milhões de dólares. O dinheiro era transportado num avião privado de fabrico russo e estava ao serviço de um gestor bancário nacional.
e) Malas atoladas com mais de 4 milhões de dólares, apreendidas no Mónaco, na posse de empresários angolanos, conotados  com a  Presidência da República
Toda esta situação, bem como o engajamento intempestivo do Executivo de Eduardo dos Santos, para acudir um banco privado, com um rombo de mais de 5.7 mil milhões de dólares, pretende esconder algo mais profundo, que não pode passar impune e com o silêncio de todos angolanos.
O regime quer fazer o mesmo que fez com a falência fraudulenta da CAP – Caixa Agro-Pecuária, onde a maioria  dos devedores, também, eram membros do bureau político e do comité central do MPLA e ainda o empresário Eugénio Neto. O Presidente encerrou o banco com prejuízo para os cofres do Estado, como se o dinheiro de todos angolanos fosse pertença exclusiva dos membros do partido no poder.
Estes, são os exemplos mais recentes (outros poderão surgir a todo o momento) de uma governação feita à medida e por medida para sustentar milionariamente a sua elite.
A impunidade de  que gozam os envolvidos, sustentada pelo simples facto de pertencerem à nomenclatura, é só por si um outro escândalo.
Mesmo assim, o mais alto magistrado da Nação ordena que as instituições do Estado, com o dinheiro que é do Povo, cubram todos os buracos financeiros, como agora aconteceu com as garantias soberanas prestadas para cobrir a fraude do BESA e que em muito ultrapassam o legalmente estabelecido.
Perante esta situação que pode levar à implosão do país, a CASA-CE exige que os órgãos do Estado, começando pelo Presidente da República, prestem contas na Assembleia Nacional e assumam, de uma vez por todas, a sua responsabilidade nesta megalómana teia de corrupção, compadrio e lavagem de dinheiro que coloca o nosso país todos os dias na ribalta dos escândalos, incomparavelmente superiores aos da era Mobutu Sesse Sekou, na ex-República do Zaire.
Luanda, 18 de Julho de 2014
O Conselho Presidencial

0 comentários: