31/01/14

Teor da Carta a Eduardo dos Santos



A
Sua Excelência
Senhor José Eduardo dos Santos
Presidente da República de Angola
LUANDA
  
Excelência!
Aceite os meus respeitosos cumprimentos.
Na minha qualidade de Presidente da Convergência Ampla de Salvação de Angola – CASA-CE, e de servidor do cidadão, visitei nesta manhã do dia 30 de Janeiro de 2014, o acampamento onde foram despejados os cidadãos  que viviam na Chicala e no Kilombo,  município das Ingombotas. E, apesar da tentativa de impedimento ilegal e por meios violentos, por parte de efectivos da policia nacional e das forças armadas angolanas, que chegaram a agredir a senhora Odeth Ludovina Baca Joaquim, Deputada e 4ª Secretária de Mesa da Assembleia Nacional, consegui fazer a visita.
Abstenho-me de explicar-lhe o que pude observar no acampamento da Kissama pela dimensão ultrajante do tratamento desumano a que estão sujeitos  os cidadãos Angolanos, nossos compatriótas.




Excelência!

Tenho clara noção das múltiplas responsabilidades que pesam sobre os Vossos ombros, no âmbito da governação do nosso país.
Também, tenho plena consciência, de que, como humano que Vossa Excelência é,  provavelmente pode não ter o total conhecimento do que vai ocorrendo no nosso país e eventualmente, mesmo aqui em Luanda. Até é provavel que grande parte dos relatórios de que Vossa Excelência se serve para ter uma imagem do país não correspondam a realidade.
Assim, humildemente, vos suplico, em nome daqueles que sofrem no acampamento da Kissama, Senhor Presidente, consagre uma manhã da sua agenda, por mais carregada que ela esteja, para ir visitar o acampamento da Kissama e ver com seus proprios olhos para que confirme se o que tem sido feito com as transferencias forçadas  de cidadãos, coincide ou não com o Vosso projecto de governação e se coincide ou não com as Vossas instruções.
Tenho a certeza de que depois da vossa constatação, e se não coincidir com o Vosso pensamento, o sofrimento e a injustiça contra os Angolanos da Chicala e do Kilombo terminarão imediatemente.
Finalmente, informo a Vossa Excelência, que tenciono voltar a visitar o acampanento da Kissama para mais uma vez procurar constatar se houve ou não mudança na condição de vida daqueles Angolanos.

Luanda, aos 30 de Janeiro de 2014.

Respeitosamente
Abel Epalanga Chivukuvuku
Presidente da CASA-CE

0 comentários: