07/02/13

GENERAIS NA POLÍTICA PASSARAM A RESERVA, ENFIM...

PRESSAO DA CASA-CE

Lisboa – O Presidente José Eduardo dos Santos  Licenciou  à Reforma , de  um grupo de generais de proa do regime que se encontram a exercer cargos políticos na governação. Do grupo dos reformados, constam, de entre outros,  os nomes dos generais António  França “Ndalu” (Deputado),  Higino Lopes Carneiro, Eusébio Teixeira de Brito  e  Armando da Cruz Neto, que exercem cargos de governadores províncias.

Fonte: Club-k.net
A reforma dos mesmos  é decorrente ao precedente do Almirante André  Mendes de Carvalho “Miau” que antes de se filiar como político da CASA-CE, teve de  ver a sua passagem a reforma assinada pelo comandante em chefe das FAA, José Eduardo dos Santos.

Desde então, a CASA-CE, acusou o MPLA de ter vários militares a exercerem cargos políticos  sem terem passado para a reforma, o que viola  o  artigo 207 da Constituição  que  impede os militares no activo de exercerem actividade política.
Contradição
Não obstante a passagem a reforma destes oficias, está   a ser considerada como “contradição” , a permanência do general Eusébio Teixeira de Brito   como representante formal da Casa Militar na região sul do país.  O cargo é destinado a oficiais militares e o mesmo ao passar para reforma fica na condição de civil. Eusébio Teixeira de Brito  acumulava a referida pasta com o cargo que ocupava  de governador provincial do Kuando Kubango.  De momento é o  governador  e  primeiro secretario do MPLA na província do Kwanza- sul.

0 comentários: