28/05/12

CONSELHO DELIBERATIVO NACIONAL DA CASA-CE


Comunicado da I Reunião Ordinária

Bandeira da CASA-CE
Luanda-Sob a presidência do seu Presidente, Dr. Abel Epalanga Chivukuvuku, realizou-se aos 26 de Maio de 2012, no Salão Paroquial de S. Domingos em Luanda, a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da CASA-CE.

A reunião, que decorreu num clima de franca camaradagem, confiança, optimismo muita fé e certeza, contou com a presença e participação de 185 membros dos 275 que estatutariamente compõem o Órgão e chegou às seguintes conclusões:

1 – Os membros do CDN congratularam-se com os resultados alcançados, mormente no referente à implantação e à criação de condições infra-estruturais em todo o território nacional e, concomitantemente, ao registo e enquadramento de novos membros.


2 – Os membros do CDN tomaram conhecimento da conclusão do processo de recolha de assinaturas para suportar a candidatura da CASA-CE às eleições gerais já convocadas para 31 de Agosto do corrente ano e felicitam os membros dos Secretariados Executivos Nacional e Provinciais, cuja dedicação foi determinante.


3 – Os membros do CDN congratularam-se com o facto da sua acção ter contribuído positivamente para que o Executivo tenha acatado as suas sugestões relativas à forma de elaboração e apresentação dos relatórios trimestrais.


4 – Com vista a assegurar um bom desempenho nas actividades de preparação da campanha eleitoral o CDN criou o seu Conselho Executivo Nacional, composto por 35 membros, que deverá optimizar a utilização dos recursos humanos e materiais de que dispõe a CASA-CE, com o objectivo de incrementar as acções iniciadas desde a proclamação da Coligação no dia 03 de Abril de 2012.

5 – Os membros do CDN ratificaram o cabeça da sua lista às eleições, o Dr. Abel Epalanga Chivukuvuku, e após análise e discussão dos critérios adoptados, indicou os cabeças das listas provinciais, cujos nomes serão anunciados no acto de entrega das candidaturas ao Tribunal Constitucional.
.

6 – Os membros do CDN tomaram conhecimento, com bastante agrado, das contribuições pecuniárias e materiais de muitos cidadãos nacionais e reteve este aspecto como o factor principal que vem determinando a rapidez e a eficácia na criação das condições infra-estruturais mínimas que aproximam a CASA-CE aos cidadãos.


A Direcção da CASA-CE, aproveita assim a oportunidade para agradecer penhorada mente a boa vontade dos cidadãos e anuncia que está aberta no Banco BIC a conta nº 72037385/10/001 para efeitos de contribuição que muitos cidadãos desejam fazer para a mudança do status político em Angola.

7 – Os membros do CDN passaram em revista a situação política nacional e constataram o seguinte:


§ O regime do Presidente Eduardo dos Santos tem-se mostrado incapaz em ultrapassar a sua natural vocação autoritária, no que seria um valioso contributo para a Democracia e que a Nação agradeceria eternamente. Muito pelo contrário, o regime adoptou e vem praticando um discurso teórico aparentemente a favor dos princípios da Democracia, com o mero objectivo de confundir a opinião pública nacional e internacional. Tal discurso contrasta, de facto, com a prática quotidiana, tal como o demonstra a mais recente, bárbara e cobarde agressão de que foram vítimas os jovens do “movimento revolucionário”, por parte das milícias privadas e ilegais, os já tristemente célebres “kaenches”, com a cumplicidade da polícia nacional. Ao mesmo tempo que repudia energicamente esta prática vil, a CASA-CE solidariza-se e curva-se perante todas as vítimas da cobarde acção.


§ Na antecâmara das eleições gerais já convocadas, os órgãos da comunicação social estatal refinaram a sua política de censura total às actividades dos partidos políticos que fazem oposição real ao regime. Para confundir uma vez mais a opinião pública nacional, alardeiam com objectivos meramente eleitoralistas a inauguração de novos postos emissores cuja linha editorial será a de sempre, servir exclusivamente os interesses do regime e calar as vozes contrárias. Entretanto, vão dizendo que tais inaugurações são um imperativo constitucional que é o direito à informação. Passam por cima do facto de a mesma Constituição estabelecer que os cidadãos têm direito a uma informação plural. A todos os jornalistas, que a CASA-CE sabe não pactuarem com esta prática de Exclusão, fica aqui a garantia de que nela encontrarão espaço para o exercício livre da sua profissão.


Sobre estes dois aspectos concretos, o CDN da CASA-CE avisa o regime instituído que fará tudo ao seu alcance para que estas manobras tenham fim imediato e conclama a juventude a continuar a cortar a cortina do medo e a continuar a luta pelos seus direitos, seguindo o exemplo dos heróis da Pátria, nos termos do que a Constituição estabelece. O regime começou já com a prática do derramamento de sangue. O CDN da CASA-CE conclama os cidadãos a impedir o prosseguimento desta prática. O CDN da CASA-CE chama a atenção dos patriotas que militam no MPLA no sentido de darem o seu maior contributo para que o caminho perigoso que o Presidente Eduardo dos Santos pretende para a Nação, seja obstruído de uma vez por todas.


§ Os membros do CDN apreciaram o 31 de Agosto escolhido como data para a realização das Eleições Gerais e consideraram ter sido este dia escolhido em razão da sua proximidade à data de aniversário de um dos candidatos, por sinal, o actual Presidente da República, cujos festejos têm merecido, infelizmente, maior destaque que as datas nacionais como o 4 de Fevereiro e o 11 de Novembro. Os membros do CDN lamentam e entendem apenas que este facto é mais um testemunho do carácter malabarista de quem governa autoritariamente o País.

8 – O CDN da CASA-CE apela finalmente e conclama todos os cidadãos a fazerem do seu voto uma arma contra a Tirania, pela Harmonia Nacional, pela Democracia e pelo Desenvolvimento.

Todos por Angola,
Uma Angola para todos!

Luanda, 26 de Maio de 2012


O Conselho Deliberativo Nacional


0 comentários: