13/05/12

CASA-CE, FELICITA ENFERMEIROS


                                             COMUNICADO
Ao celebrarmos o dia Internacional do Enfermeiro, a 12 de Maio de 2012, lembramos a coragem, dedicação, voluntarismo e destreza de uma mulher, Florence Nightingale, descendente de ingleses, Florence foi uma cidadã italiana, que ficou mundialmente famosa como a 'Dama da Lâmpada', por percorrer e cuidar do leito dos soldados britânicos durante as noites frias dos tempos de guerra. Florence foi fundadora da primeira escola de Enfermagem da Englaterra, no Hospital de Saint Thomas em 1859 e inaugurou uma nova era para a Actividade profissional que nasceu entre voluntários.


Lindo Bernardo Tito, Vice Presidente da CASA-CE (foto de arquivo)
Neste dia que celebramos aquele acontecimento histórico manifestamos o nosso profundo reconhecimento pelos esforços e sacrifícios empreendidos pelos enfermeiros angolanos, técnicos de saúde e todos trabalhadores do sector da saúde e saudamos na esperança de que em Setembro próximo, com a CASA-CE no poder a saúde e outros sectores vitais para a vida da nação angolana serão revitalizado para melhor servir os interesses dos angolanos.
Em Angola a data sublinha o esforço e a paciência dos homens e mulheres que trabalham na primeira linha de socorro e de cuidados de saúde, muitas vezes em péssimas condições laborais; dificuldades estas que ajudam à fragilizar o Sistema Nacional de Saúde e perigam a vida de milhões de angolanos.



Os desafios dos Enfermeiros angolanos, na prestação de melhores serviços aos utentes, são enormes e na sua maioria decorrem, da má gestão do actual Governo angolano que se mostrou incapaz de realizar os mais elementares direitos à assistência médica e medicamentosa.


Lamentavelmente, o Governo do MPLA e o seu presidente, secundariza na sua acção governativa o sector da saúde atribuindo a este apenas 5% do valor global do Orçamento Geral do Estado priorizando as despesas de maquilhagem política sem influência na melhoria das condições da qualidade de vida dos angolanos.



A Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral - CASA-CE condena veementemente a indiferença do Executivo angolano que põe em risco a vida de milhões de angolanos e desrespeita os apelos de instituições internacionais, como a Organização Mundial da Saúde que alertam para a necessidade de países emergentes como o nosso elevarem as dotações orçamentais à Saúde para um mínimo de 15% nas dotações orçamentais anuais, caso queiram alcançar as metas dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, definidos pelas Nações Unidas e subscritos pelo Estado Angolano, voluntariamente.



A CASA-SE solidariza-se com o trabalho e a luta dos Enfermeiros angolanos para a melhoria das suas condições laborais e remuneratórias, sem esquecer a necessidade da humanização dos cuidados de saúde.



A CASA-CE defende e protege o direito à reivindicação e à greve dos angolanos, em geral, e dos Enfermeiros, em particular, sendo certo que é um direito consagrado na Constituição da República, porém que o seu exercício deve respeitar a ética e a deontologia profissional; tendo igualmente presente que a enfermagem é a arte e a ciência de cuidar do ser humano, de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autónoma ou em equipa actividades de promoção, protecção, prevenção e recuperação da saúde de todos, sem descriminação.

A CASA -CE acredita que a Enfermagem é uma missão que deve ser prioritariamente apoiada pelo Estado, engrandecida pelos seus profissionais e respeitada por toda a sociedade.



Além da urgência da melhoria da qualidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) -da responsabilidade do Estado a essência da missão é o carácter humano, dedicado e profundamente voluntarioso do Enfermeiro, que reiteramos as nossas felicitações e manifestação profundo reconhecimento pelo trabalho abnegado, exercido em condições difíceis.


LUANDA , AOS 12 DE MAIO DE 2012.-

0 comentários: